quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Café da manhã em Londres - Full English Breakfast

Um café especial. Não é na padaria, nem de pé no balcão. É o típico café da manhã inglês.
Nem mexido, nem cozido. O ovo de um Full English Breakfast - como é chamado o tradicional café da manhã inglês - tem que ser frito. “A primeira coisa que eu faço é furar a gema com o garfo, mas tem gente que gosta de usar um pedaço de pão ou até uma linguiça, diz o chefe de cozinha William Kirwan.
A primeira refeição do dia de alguns britânicos inclui, ainda: cogumelos salteados, tomates grelhados, batata, bacon gordurento, feijão - com um molho adocicado de tomate -, e black pudding - um chouriço de porco. Pedaços generosos de pão também não podem faltar.
Pelos cálculos da gerente brasileira, Paula Zambon, cada prato tem em torno de 1,8 mil calorias. “Eu só posso comer uma vez por mês, mas muita gente come nos dias de folga e nos finais de semana”, conta William.
Isso está mais para um almoço. E de domingo, com a família inteira. Saudável, só o chá que costuma ser tomado com um pouco de leite integral. Não dá nem para saber por onde começar.
O tradicional café da manhã inglês começou a ser servido durante a Revolução Industrial. Uma injeção de energia logo cedo para os operários das fábricas e das minas de carvão. O problema é que o trabalho manual acabou e a comilança continuou.
Hoje, um quarto da população britânica está acima do peso - o maior índice da União Europeia. E os clientes vão embora com a sensação de que estão satisfeitos para o resto da vida. Mas só até a manhã seguinte, quando começam tudo de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário