Outlet é a denominação para o novo mercado de vendas a retalho (varejo), no qual os produtores e industriais vendem seus produtos directamente ao público. As lojas são abertas, tais como num shopping, e localizam-se nas saídas das grandes cidades ou regiões metropolitanas, daí o nome Outlet. A redução dos custos de propaganda, manutenção, e mesmo os lucros das redes varejistas, possibilita a venda de marcas comerciais famosas, grifes de luxo, a preços mais acessíveis. Nos Estados Unidos, denominava-se tradicionalmente como Factory Outlet uma loja ligada a uma fábrica ou armazém onde por vezes era permitido aos clientes assistir ao processo de produção. No uso atual, chama-se de Outlet Store os centros de compras temáticos com lojas onde os fabricantes vendem seus produtos diretamente para o consumidor final. A invenção do Factory Outlet é muitas vezes creditada a Harold Alfond, fundador da Dexter Shoe Company.
Os Outlets apareceram pela primeira vez no leste dos Estados Unidos na década de 1930. O conceito surgiu das lojas de fábrica que passaram a oferecer aos empregados a preços baixos os produtos excedentes ou danificados. Este conceito permaneceu até a década de 1970. Depois que o público se expandiu para não funcionários, em 1936 a Anderson-Little (marca de roupas masculinas) abriu a primeira loja independente das fábricas. Somente em 1974 a Vanity Fair abriu em Reading, no estado da Pensilvânia, o primeiro Shopping Center especializado em preços baixos cujos produtos não eram ponta de estoque. Entre as décadas de 1980 e 1990 estes Shoppings cresceram fortemente. Em 2003 os Outlets geraram uma receita de US$ 15 bilhões em todos os Estados Unidos.
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