Home Office, também conhecido pela sigla SOHO (Small Office and Home Office) que significa escritório em casa. O home office é normalmente usado por trabalhadores independentes, além disso algumas empresas possuem este sistema de trabalho quando os funcionários não precisam ou não podem trabalhar no escritório.
Na concepção de home office, o trabalho profissional é desenvolvido em ambientes diferenciados e que compartilham a infra-estrutura do ambiente doméstico. O home office é um conceito de modelo empresarial, muito adotado devido a globalização da economia e aumento da terceirização de serviços, o que acaba mudando o perfil do emprego e do local de trabalho.
O número de micro e pequenas empresas que começam seus negócios em casa tem sido cada vez maior, transformando os home offices em alavancas do setor empresarial e da economia. O crescimento do home office ocorre também devido ao fato de muitas empresas acreditarem que o profissional consegue ter mais foco no trabalho em casa, além de não perder tempo de deslocamento, uma vez que nas grandes cidades esse tempo pode ser de mais de 3 horas.
A principal vantagem do home office é o conforto. Dependendo da área que o profissional trabalhe, como criação, é importante que a pessoa possa ficar concentrado, sem precisar estar vestido formalmente, além de não precisar enfrentar trânsito, economizar gastos com aluguel, energia, telefone e etc.
Algumas desvantagens do home office é que a pessoa pode perder o foco no trabalho, muito pelo horário variado de trabalho, que pode ter uma “folga” durante um dia todo, mas em compensação ter que depois trabalhar em dobro, vai muito da organização de cada profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário